Blog da Prodima

Produtora de Jingle: quando investir em um jingle para sua empresa

Prodima - Produtora de Jingle

Produtora de jingle: por que e quando investir em um jingle para sua empresa 

Talvez você nunca tenha pensado no trabalho de uma produtora de jingle. Mas já parou para pensar na importância de ter um jingle para sua marca?

Para entender melhor, pense agora nas palavras “pipoca e guaraná”. Dependendo da sua idade, você vai lembrar de uma música relacionada a uma campanha de refrigerante. E não precisou nem dar muitos detalhes para ativar sua memória.

Se você quer saber mais sobre como isso funciona, confira a seguir! 

Entenda a importância de um jingle

Considerado um recurso atemporal, um jingle publicitário não é apenas uma música representativa. Trata-se de um recurso de comunicação que ajuda a estabelecer uma marca ou produto na mente.

O princípio dessa ação pode ser explicado com ajuda do termo “earworm”, verme de ouvido, em tradução livre. Esse termo, que também pode ser chamado de ‘coceira no ouvido’, foi popularizado por pesquisadores de marketing. O motivo é simples: é algo que fica no seu ouvido.

E se uma marca ou produto fica no seu ouvido, a consequência é ficar na sua memória. 

Em 2022, por exemplo, a marca Nissan lançou um jingle sobre “pôneis malditos”. Embora nada tenha a ver com carros, essa música teria estimulado o aumento das vendas em 81%. 

 

Prodima - Produtora de Jingle

 

Saiba quando contratar uma produtora de jingle

A estratégia da Nissan, embora bem sucedida, foi bastante polêmica na época. Porém, funcionou apenas porque tinha um embasamento em sua produção. Da mesma forma, o jingle da pipoca e guaraná foi resultado de pesquisa e produção profissional.

Para uma empresa ou marca que pensa em ter um resultado como este, a contratação de especialistas é o caminho mais simples e rápido. É possível fazer de maneira amadora ou intuitiva, contudo, há profissionais da área que podem acelerar o processo. 

Em resumo, os jingles ajudam a formar o imaginário relacionado a uma marca ou produto. São recursos que contribuem para resultados de curto e longo prazo

Portanto, a contratação de uma produtora de jingle ou um investimento em sua produção tende a ser uma boa decisão.

Mas e você? O que acha? Já tem uma música que marca a sua empresa? Já testou esse recurso? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *