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Produção de conteúdo para blog: Entenda a importância

Prodima - Produção de conteúdo para blog: Entenda a importância

A produção de conteúdo para blog é uma estratégia que auxilia na comunicação entre a empresa e o seu público-alvo. Uma vez que ela entrega aquilo que o público está buscando para resolver um problema específico, ainda permite que a empresa consiga se aproximar mais do seu consumidor.
Isso gera maior credibilidade, resultando em uma melhor indexação no resultado de pesquisa do Google.

O conteúdo pode ser, por exemplo, textos, infográficos, e-books, vídeos ou qualquer outro tipo, o faz com que a empresa tenha mais credibilidade, como consequência, esses conteúdos, ajudam na geração de leads qualificados. 

Entretanto, mesmo essa estratégia criando resultados positivos, há quem não acredita que ela seja importante. Não valorizam essa maneira de construir vínculos com os potenciais clientes, nem o potencial dessa grande ferramenta de SEO. Então, por esse motivo, escrevemos este post.
Explicaremos sobre a importância da produção de conteúdo para blog.

Bora! Vem ser Prodima!

O que é “SEO”? – Sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas usadas com o fim de alcançar bom posicionamento em páginas de um site no Google e em outros buscadores…

É importante investir em produção de conteúdo para blog?

Como já explicamos antes, o conteúdo é uma forma de se comunicar com o público-alvo de forma eficiente. Esse contato permite que a empresa consiga criar relações com seus clientes de forma mais natural, o que consequentemente ajuda no aumento das vendas e na construção de uma reputação favorável. 

Desse modo, as empresas que não investem nessa estratégia acabam oferecendo aos seus clientes uma forma de comunicação mais engessada, ou seja, sem carisma, pouco atraente. Além disso, essas empresas acabam ficando por fora da realidade dos clientes que buscam um serviço ou produto específicos. Então, para que as empresas se conectem com seu público é muito importante investir nessa ferramenta.

Como funciona na prática?

É essencial ressaltar que a produção de conteúdo para web é um trabalho que deve ser executado com cautela, principalmente quando o objetivo é posicionar o site na primeira página do Google.

Para isso, o conteúdo precisa ser de qualidade para o público-alvo.
Então, como a produção de conteúdo funciona?

Antes de qualquer coisa você deve planejar a sua pauta de conteúdo com base nas informações do seu público. 

Por isso, é importante conhecer bem a sua persona para poder identificar as suas necessidades, hábitos, interesses, entre outras informações. Depois disso fica mais fácil definir o conteúdo que será criado, a linguagem que será utilizada e o canal em que ele será distribuído.

O que é “Persona”? É a representação do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes. Por exemplo, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Investors pointed to the company operating results and then shared the results

Qual é o resultado da produção de conteúdo para blog?

A criação de um blog integrado com site corporativo facilita a aplicação da estratégia de marketing de conteúdo.

Uma vez que é por meio desse canal que os conteúdos são publicados e distribuídos para o público-alvo. Ajudando então a promover os seguintes resultados:

1. Melhora o posicionamento do site em buscas orgânicas

Quando o conteúdo é publicado no blog ele também é indexado ao Google. Então, quando ele é bem otimizado faz com que o site alcance os melhores resultados orgânicos, promovendo mais destaque para a marca. Além disso, ele também ajuda a gerar mais leads para os seus produtos ou serviços.

Os blogs são responsáveis, em média, por 60% do tráfego de um site. Se o conteúdo é bom, o leitor fica mais tempo no site. Se ele fica mais tempo no site, o Google capta esses dados e começa a dar oportunidades de melhor posicionamento do seu negócio nos resultados de pesquisas.
O tamanho do conteúdo (texto ou vídeo) aumenta a permanência dos usuários na página e aumenta o número de indexações que serão geradas pelo Google pelo uso de diversas palavras.

2. Gera links qualificados

O Google considera bastante a qualidade dos conteúdos, principalmente daqueles que satisfazem as necessidades do público-alvo. Nesse mesmo sentido outros sites também consideram a qualidade dos conteúdos publicados.

Por isso, é comum que na internet ocorra a indicação de links de um post, pois, é uma forma de indicar para os usuários algum outro site que também é relevante.

Quando o seu site é indicado por outro, o Google entende que o seu conteúdo é relevante para outros usuários. Assim, o que ele faz é melhorar a posição do seu site nas pesquisas do Google, para que ele seja encontrado por mais pessoas. Se o site que faz um link para seu site é um site “grande”, temos resultados ainda melhores para o SEO orgânico dele.

Reflita com a gente sobre isso:

Não importa tanto a quantidade de links que apontam para seu site, mas por quem seu site está sendo indicado.

Isso conta muito para o Google! 

3. Educa o seu público

O conteúdo distribuído permite que a sua marca se torne uma referência na área de atuação.  

Porém, para que isso aconteça é importante que ele seja relevante e produzido com objetivo de educar o seu público.

4. Ajuda a construir a autoridade da marca

Quando a produção é realizada com planejamento baseado nas informações da persona, o conteúdo consegue entregar aquilo que as pessoas estão esperando para solucionar o seu problema.

E o resultado disso é que a empresa, por meio do conteúdo distribuído, consegue criar a sua autoridade no mercado

Pense com a gente:

Você prefere o serviço de quem mostra seu conhecimento através de um blog que apresenta soluções de problemas para a sua necessidade, ou de quem não mostra conhecimento para resolução de problemas? 

A criação de conteúdos para blog, com conteúdo de qualidade, pode ajudar seu negócio a adquirir uma boa autoridade de marca.

5. Gera leads qualificados

Investir na produção de conteúdo é uma das melhoras maneiras de gerar leads qualificados.

Nesse plano tanto os conteúdos antigos como também os novos ajudam na atração de leads para o seu negócio, desde que estejam otimizados com técnicas de SEO para que fiquem bem colocados nos resultados do Google.

Prodima - Produção de conteúdo para blog: Entenda a importância

 

Conclusão

A produção de conteúdo para blog é uma estratégia importante para qualquer empresa. Porque além de gerar autoridade no mercado, a empresa consegue manter uma ligação mais próxima com o seu consumidor. Além disso, terá uma ótima indexação no Google resultando em lucros financeiros.

Portanto, achamos que não há mais dúvidas sobre a importância de um blog. 

Precisa de um conteúdo de alta qualidade para o seu blog? Nós vamos ajudar você! Contate-nos! 

Prodima.com.br

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